O grupo de pesquisa A SOCIEDADE CIVIL e o ESTADO DE DIREITO: Mutações e Desenvolvimento, vinculado ao Grupo IBMEC, parte do questionamento da Justiça como ideal e como realização, tácita ou expressa – uma interrogação natural e um anseio vívido no entendimento humano.
Notadamente, no complexo de seus feitos, a Sociedade Civil e o Estado denunciam suas mudanças em estágios ou por meio de rupturas, ainda que minimamente consideradas. As dinâmicas do processo social, a mutação constitucional e a ambivalência entre o Estado que provê e a sociedade que se autodefine modificam desenhos e contornos de instituições e comportamentos que, na preocupação com a Justiça enquanto consolidação das aspirações de ambos, configuram a interrogação inicial.
A tessitura da História e a trama das relações humanas na ordem civil, bem como para com a instituição Estado, são abordadas neste grupo de pesquisa através das linhas de pesquisa A Ordem Civil e Inovações nas Relações Jurídicas, Paradigmas da Justiça e Teoria do Estado e da Constituição, observando orientações programáticas para recepção e construção existencial.