Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Estácio de Sá na Linha de Pesquisa “Direitos Fundamentais e Novos Direitos”. Pós-doutor em Direito Constitucional-Econômico pela Università degli Studi “G.D’Annunzio” Chieti-Pescara em cooperação interinstitucional com a Università di Roma Tor Vergata. Pós-Doutorando em Direito pela Universidade de Burgos – Experto Universitario en Posdoctorado en Derecho: “Los Desafíos del Derecho y de la Sociedad en el Siglo XXI” de la Universidad de Burgos. Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa. Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor do curso de Direito do IBMEC-RJ. Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito na Universidade Estácio de Sá. É professor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ) e da Escola de Governo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ).
Líder do Grupo de Pesquisa Constitucionalismo(s), Direitos e Democracia no PPGD/UNESA-RJ (DGP/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa SOCEDIR “A Sociedade Civil e o Estado de Direito: Mutações e Desenvolvimento”, com Linhas de Pesquisa “Paradigmas da Justiça” e “Teoria do Estado e Teoria da Constituição” no IBMEC-RJ (DGP/CNPq). Integra o corpo de examinadores para concursos jurídicos na Fundação Getúlio Vargas. Desenvolveu, como bolsista pesquisador pelo “Programa Institucional Pesquisa e Produtividade” da UNESA, pesquisa no tema “Jurisdição Constitucional, Direito Econômico e Globalização”. É pesquisador do Diretório de Pesquisa do CNPq “Institutos Jurídicos que Promovem o Desenvolvimento Econômico” no IBMEC-RJ.
Orientou Iniciação Científica pelo CNPq/UNESA em “Jurisdição Constitucional e Judicialização da Ordem Econômica” e “Análise sociológico-jurídica do Risco em situações de “alta” assimetria: a atuação decisória do Poder Judiciário nos casos de Mariana e Brumadinho”. Integra o corpo de examinadores para concursos jurídicos na Fundação Getúlio Vargas. Atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão, com maior ênfase em Direito Público, desenvolvendo interlocuções das áreas de Direito Constitucional, principalmente, com subáreas de Teoria da Constituição, Direitos Fundamentais, Direito Constitucional Econômico, História do Constitucionalismo Brasileiro, Metodologia da Pesquisa e Filosofia Jurídica.